O golpista do ano” (“I love you, Philip Morris”), comédia de humor negro com Jim Carrey que em seu personagem vive um romance com o personagem de Rodrigo Santoro (“Cinturão Vermelho”) e depois com o de Ewan McGregor (“O escritor fantasma”). Exibido no Festival do Rio 2009 e com estréia adiada várias vezes nos Estados Unidos, o polêmico filme conta a história real do trapaceiro Steven Russell (vivido pelo astro de “O máscara” e “Todo poderoso”) que, depois de sofrer um acidente, resolve mudar de vida: larga a mulher e assume sua homossexualidade.

Quando o filme começa, o personagem de Carrey, Steven, está em seu leito de morte. Boa parte do filme transcorre como um longo flashback. Primeiro, ele conta como foi um policial que abandonou a mulher e a filha, assumiu sua homossexualidade (até então vivia “dentro do armário”), e caiu no mundo com namorado (Santoro) a tiracolo. Um acidente de carro que quase o mata faz o protagonista repensar sua vida.

Mas ele logo descobre que ser gay, fashion e viver uma vida de luxo não é nada barato. Ele começa a dar pequenos golpes que, num efeito bola de neve, vão se tornando cada vez maiores até levá-lo à prisão – onde ele irá conhecer seu grande amor: Philip Morris (McGregor), um sujeito doce e um tanto ingênuo. O amor é à primeira vista. Mas nem com o novo namorado Steven consegue manter sob controle seu impulso mentiroso, o que só complica a situação.

Fora da prisão e com uma vida repleta de mentiras dos mais variados tamanhos, Steven consegue manter um alto padrão de vida. Obtém bons empregos, salários gigantescos e uma vida de luxo, dando um golpe depois do outro. Quando a verdade vier à tona, poderá ser tarde demais.

O humor em “O golpista do ano” vem mais do absurdo das situações, cada vez mais insólitas, do que das caretas de que Carrey não abre mão quando faz comédia. A ideia do filme não é que seu personagem seja engraçado. A graça reside na bola de neve, nas mentiras cada vez maiores e nas situações nada convencionais do romance entre Phillip e Steven.

Créditos: Alysson Oliveira

Anúncios