Para quem já foi conferir nas telonas o “remake”F úria de Titâs, aconselho a ver o épico de 1981. Baseado na figura mitológica de Perseu,conta a história de como o rei Acrisio demostra toda a sua raiva contra Zeus pelo fato do deus do olimpo ter engravidado a princesa Danae. Acrisio lança mãe e filho no mar em uma arca de madeira,porém a pequena embarcação é observada por Poseidon que está disfarçado em forma de uma ave branca,Poseidon leva a noticia ao Olimpo e informa Zeus sobre a atitude de Acrisio.

Zeus ordena então que Poseidon liberte o Titã Kraken para que destrua a cidade de Argos que é destruida pelo titâ. Enquanto Danae e Perseu encontram abrigo na ilha de Sérifo onde vivem até Perseu atingir a idade adulta. Calibos é filho de Tetis a deusa dos mares,esse era pretendente de Andrômeda,filha de Cassiopéia, herdeira da cidade de Joope. Calibos é punido por Zeus que o transforma em um monstro,forçando a viver em pântanos e brejos, punição essa pelo fato de Zeus ter incumbido Calibos a proteção dos poços de lua,ao invés disso Calibos caça e mata tudo que tem vida matando até os cavalos alados de Zeus, restando apenas Pégasus. Tetis então amaldiçoa Andrômeda,fazendo com que nenhum homem venha a desposa-la e consequentemente irando-se contra o filho de Zeus (Perseu).

Perseu então adulto é trazido por Tetis a ilha de Joope, onde fica sabendo de Andrômeda e seu drama: Que cada pretendente que queira casar com ela terá que decifrar um enigma que era dada por Calibos. Perseu ajudado por Zeus descobre o enigma e desvenda o sonho de Andrômeda assim a maldição fora quebrada,no entanto próximo ao casamento de Perseu e Andrômeda Tetis ameaça destruir Joope caso Andrômeda não fosse dada por sacrificio ao titâ “Kraken” aí então começa a aventura de Perseu em busca da salvação de Andrômeda e a cidade de Joope.

Em Fúria de Titâs(Clash of the Titans) foi o último trabalho de Ray Harryhausen com o genero com modelos de massa tipo stop-motion.

CURIOSIDADES

Algumas modificações foram feitas nesse remake,tais como a coruja mecânica que aparece no original,faz uma pequena aparição no remake.

Fúria de Titâs é um filme recomendavel para quem aprecia grandes clássicos que marcaram história.Vale a pena assistir.

POR RICARDO SÁ


Anúncios